A economia de energia é um dos pontos que mais pesam na escolha do equipamento ideal, e ter um projeto de climatização bem planejado ajuda a evitar desperdícios que podem pesar no bolso.

Porém, é possível manter o conforto térmico de ambientes sem ter gastos desnecessários. Saiba como economizar energia sem ter que desligar o ar condicionado.

Esteja atento ao local de instalação
Faz parte do projeto de climatização o dimensionamento da capacidade necessária dos equipamentos de ar condicionado de acordo com o local onde serão instalados. Para isso, deve ser realizado o cálculo da quantidade de BTU/h do ambiente, e a quantidade BTUs que leva em consideração a necessidade de resfriamento do ambiente, considerando a circulação de pessoas, a posição do ambiente, aberturas de passagem do ar (portas e janelas), insolação e outras variáveis. Uma seleção adequada do equipamento garante uma , maior eficiência energética e melhor custo benefício, uma vez que um equipamento maior do que o necessário resulta em desperdício de dinheiro na compra, e um equipamento menor do que o necessário gastará mais dinheiro durante a utilização. a ajuda de um profissional especializado é essencial.

Priorize a maior tecnologia na sua escolha, inverter significa economia
O modelo inverter possibilita até 70% de economia, comparados aos que não possuem essa tecnologia. Isso é possível graças ao funcionamento do motor do compressor deste tipo de equipamento. Ao invés de simplesmente ligar e desligar a refrigeração, o ar condicionado inverter reduz ou aumenta a velocidade de rotação, gerando economia de energia pela ausência dos picos de consumo. Além disso, esse modelo de ar condicionado apresenta baixo nível de ruídos, promovendo um maior conforto e gerando mais um ponto a favor do custo benefício.

Limpe os filtros de tempos em tempos
Limpar o filtro do ar condicionado deve fazer parte da rotina de quem utiliza o aparelho, pois a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento e reduzir a vida útil do aparelho. O acúmulo de poeira nos filtros resulta em um maior consumo de energia do equipamento ao dificultar a passagem do ar pelo aparelho e reduzir a taxa de retirada de calor do ambiente.

Mais importante do que apenas a questão da economia de energia, a limpeza dos filtros é imprescindível pois um filtro sujo é prejudicial à saúde dos usuários. O filtro sujo pode resultar na proliferação de fungos no ar que podem ser prejudiciais à saúde respiratória, causando reações alérgicas, por exemplo.

Utilize função e timer
Algumas funcionalidades presentes nos aparelhos de ar condicionado auxiliam na economia de energia, como a função timer que auxilia na redução do consumo de energia, pois é possível programar o horário tempo exato para que o aparelho desligue e evite o uso desnecessário em momentos que você não esteja no ambiente. Essa função tem ainda um ganho em conforto pois aumenta a temperatura em 0,5°C no modo resfriamento e em reduz a temperatura em 2°C no modo aquecimento após 60 minutos do timer ter sido ativado para que o usuário tenha uma melhor noite de sono.

Não bloqueie as saídas de ar
Outra maneira de manter o clima agradável sem causar um maior consumo de energia é mantê-lo sem obstruções para circulação do ar. Não é recomendado deixá-lo atrás de cortinas ou móveis. Vale ressaltar que instalar o aparelho de ar condicionado próximo à janelas e locais com incidência solar também pode prejudicar o funcionamento de maneira que o equipamento consuma mais energia.